Sentiu que precisa aumentar ou renovar sua frota de máquinas e veículos de grande porte, mas não sabe por onde começar? Uma das opções é financiar veículos pesados para realizar essas aquisições, que podem ter um enorme impacto nos seus negócios (para melhor!).
Por isso, elencamos quatro dicas valiosas para você fazer o seu financiamento e expandir sua empresa. Confira!
Existem programas ligados ao governo para financiar veículos pesados, especialmente para pequenos e médios empreendedores. Em geral, essa forma de financiamento é delimitada pela renda total comprovada da empresa e implica em um processo mais complexo.
Outra forma de financiar é por instituições financeiras privadas, que são um pouco mais flexíveis e ágeis. Muitas vezes, é necessário pagar um valor de entrada que, dependendo da quantia, impactará para mais ou menos na duração e tamanho das mensalidades.
Além disso, é possível também dar como entrada um veículo seu ou adquirir um modelo usado, barateando os custos.
Os juros e taxas são uma parte importante ao financiar veículos pesados, já que são definidos em porcentagens e podem ser aplicados no valor total do veículo, no valor das mensalidades ou ao montante anual. Em alguns casos, podem ser progressivos, diminuindo ou aumentando ao longo do tempo.
As taxas podem variar entre 7% a 10% ao ano, sendo necessário sempre colocar tudo bem na ponta do lápis para definir qual negócio será mais vantajoso para sua empresa. Além disso, outros fatores como possíveis descontos no pagamento adiantado de parcelas e a multa sobre atraso também impactam na projeção do financiamento.
Tenha já disponível os documentos que podem ser solicitados para financiar veículos pesados, de forma a não perder um bom acordo por atraso na entrega dos mesmos. Em geral, é pedido comprovantes de rendimentos da empresa e/ou da pessoa física, comprovantes de existência das empresa.
Informações sobre o veículo a ser adquirido também podem ser requisitadas, além de comprovação das condições do local onde a empresa opera e demonstração da necessidade deste maquinário.
Como toda compra importante, é imprescindível que você esteja disposto a negociar o quanto possível, averiguando todas as possibilidades e formas de pagamento que melhor se encaixem para o seu negócio. Além disso, leia bem todo o contrato do financiamento, já que será um acordo que lhe acompanhará por muito tempo, algumas vezes por anos.
Sabendo como financiar veículos pesados e quais as principais etapas, é hora de seguir com a sua pesquisa e conhecer instituições financeiras especialistas no assunto. A Financeira Weissberg oferece toda a ajuda que você precisa e as condições ideais para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!